domingo, 7 de agosto de 2011

O livre arbítrio

Esta semana conversei com um pastor de uma igreja aqui da cidade e discutimos um pouco sobre o livre arbítrio humano na salvação. Fiquei abismado em ver como pode um suposto servo de Cristo defender com tanta força uma ideia mesmo sendo ela tão fora do contesto bíblico, simplesmente porque ela serve para seus próprios interesses.
Quando Agostinho defendeu esta heresia, ele tinha em mente a justificação humana. Ele queria provar que o homem podia se tornar justo pelos seus próprios esforços. Queria também provar que o homem se tornava injusto pelas escolhas erradas que fazia. O bem provém de Deus e o mal provém do homem inflamado pelo diabo. Loucura teológica. Mentira das mentiras. Somos justificados mediante a fé. A justiça de Cristo nos é creditada e por ela temos acesso ao Pai. Chega de mentiras convenientes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário